O momento histórico em que estamos vivendo evidenciou a precariedade da sociedade em relação aos cuidados com a saúde mental, as rápidas transformações no modo de vida da população trouxeram impactos negativos, contribuindo com o aumento nos casos de estresse, ansiedade,  depressão e outros sofrimentos psíquicos.

Desgastes físicos e mentais gerados pelas obrigações da vida diária engessam o desenvolvimento, tornando as atividades de lazer necessárias para a melhoria da saúde mental. O lazer permite o distanciamento da realidade objetiva e dos problemas da vida cotidiana possibilitando momentos de reflexão e abstração.

Existem inúmeras formas de lazer e antes de escolher qual praticar é importante analisar quais delas geram o sentimento de prazer, tranquilidade e até mesmo a reflexão. Também é importante que sejam momentos de qualidade e estejam alinhados com a subjetividade de cada um. 

As atividades de lazer podem ser realizadas independente dos recursos financeiros,   podem ocorrer através de atividades simples como uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, passear pelos parques públicos da cidade, fazer trilhas, praticar esportes, acompanhar e participar das atividades culturais da cidade, fazer uma aula de dança online, uma receita nova, aprender a tocar um instrumento, ler um livro, escutar músicas, praticar pintura ou artesanatos e até mesmo iniciar uma atividade que sempre quis fazer, mas nunca teve oportunidade. Novas experiências são importantes para o autoconhecimento e para conseguir identificar quais atividades de lazer proporcionam maior satisfação.

Há aquelas pessoas que têm maior dificuldade em conectar-se e sentir-se bem com as atividades de lazer, isso pode estar atrelado a problemas relacionados a outros aspectos da vida, e também as cobranças sociais de que as pessoas tem que produzir o tempo todo, podendo gerar um sentimento de culpa quando dedicado um tempo para si. A psicoterapia pode auxiliar nesse processo, identificando e trabalhando esses problemas, além de contribuir com o processo de autoconhecimento promovendo uma melhor qualidade de vida e saúde mental.

A Importância do Lazer para a Saúde Mental